Brandon Labelle

Brandon Labelle. Estados Unidos, 1969. Vive e trabalha entre Bergen e Berlin.

Artista, escritor e teórico que trabalha com questões da vida social, história cultural, voz e agência. Guiado por metodologias situadas e horizontais, ele desenvolve e apresenta projetos e performances artísticas em diversos contextos internacionais, trabalhando principalmente em público e com espaços informais. O ponto central de sua prática é iniciar atividades colaborativas com outras pessoas, muitas vezes apoiadas por formas de pedagogia performativa e auto-organização. Isso leva a instalações performativas, teatro poético, narrativa e ações de pesquisa voltadas para formas de criação de comunidades experimentais. Desde gestos de intimidade e ouvindo festividade criativa e trabalho de movimento aberto, sua prática se alinha a uma política e poética de irreconhecibilidade, expropriação e civilidade radical. Isso inclui trabalho discursivo, etnológico e arquivístico e abordagens experimentais para a criação de conhecimento.

Desde 2011, trabalha como professor na Academia de Arte – Departamento de Arte Contemporânea da Universidade de Bergen, na Noruega. Os projetos de pesquisa atuais concentram-se nas práticas dos cidadãos, na atuação sonora, no conhecimento poético e na estética e política do reconhecimento e do não reconhecimento.

Também escritor prolífico, é autor de Sonic Agency: Sound and Emergent Forms of Resistance (2018) , Lexicon of the Mouth: Poetics and Politics of Voice and the Oral Imaginary (2014), Diário de um imaginário egípcio (2012), Territórios acústicos: cultura sonora e vida cotidiana (2010) e ruído de fundo: perspectivas sobre arte sonora (2015; 2006). Ele também é editor do The Invisible Seminar (2017) e co-editor do The Magic Block (2016) sobre arte contemporânea chilena. Através de seu trabalho com a Errant Bodies Press, ele co-editou as antologiasSite of Sound: Of Architecture and the Ear Volumes 1 e 2 (1999, 2011), Writing Aloud: The Sonics of Language (2001), Surface Tension: Problemmatics of Site (2003) e Radio Territories (2007), juntamente com uma série de monografias (série Critical Ear) sobre artistas de som e mídia.

Brasil (2003, 2006, 2009), Galeria Singuhr, Berlim (2004) e ICC, Tóquio (2000). Produz regularmente obras para o rádio, notadamente Documenta / Savvy Funk, Berlim (2017), Radio Reina Sofia (2016), Kunstradio em Viena (1999, 2001, 2007, 2009) e Deutschland Radio (2009).

Mestrado na Cal Arts, Los Angeles em 1998, e doutorado no London Consortium em 2005. Pós-doutorado na Universidade de Copenhague de 2006 a 2009, em Cultura e som modernos Estudos. Em 2008-09, trabalhou como professor convidado na Academia de Arte de Copenhague e na Universidade Livre de Berlim, realizando seminários sobre territórios acústicos, práticas espaciais e a voz masculina. De 2012 a 16, ele organizou o Seminário Invisível, abordando questões de aparência e práticas do invisível, o que resultou em várias exposições e publicações relacionadas. Em 2014-16, ele iniciou a The Living School, um projeto pedagógico experimental (em colaboração com a South London Gallery) e The Imaginary Republic, uma estrutura colaborativa com foco em arte e questões de solidariedade social. Em 2018, uma exposição final do projeto será apresentada no Kunsthall 3,14 em Bergen.

Atualmente, dirige o projeto de pesquisa artística Comunidades em Movimento, no Departamento de Arte Contemporânea da Universidade de Bergen, em colaboração com Klub Mama Zagreb, AMEE Madrid e Savvy Contemporary Berlin.

https://www.brandonlabelle.net/