Grandes Formatos Artsoul 2021

Grandes Formatos Artsoul 2021

A Galeria Ybakatu participa da Feira Grandes Formatos Artsoul, de 25 a 31/05/2021, apresentando 20 trabalhos de 13 artistas.

Aquisição das obras através da plataforma www.artsoul.com.brhttps://artsoul.com.br/grandesformatos

Yiftah Peled – Eclipse, 2017
Fotomontagem com moldura de acrílico – Impressão fine art
100 x 43 cm
Edição de 5

Acesse “Os sonhos de quem estamos sonhando?”,  exposição individual de Yiftah Peled na Ybakatu

Washington Silvera – Magritte Land, 2013
Impressão pigmento mineral em papel Hahnemuhle 305 Profissional 100% cotton
105 x 70 cm
Edição 5/5

YouTube: conheça um pouco do ateliê do artista

Washington Silvera – Raquetes, 2014
Madeira e marchetaria
100 x 70 cm (cada)

YouTube: conheça um pouco do ateliê do artista.

Tatiana Stropp – 27.02, 2017
Óleo sobre alumínio
124 x 200 cm

Conheça mais sobre o processo de Tatiana Stropp

Tatiana Stropp – 26.09, 2014
Óleo sobre alumínio
150 x 125 cm

Conheça mais sobre o processo de Tatiana Stropp

Marta Neves – Da série “À boca pequena, naturalmente” (Arco do Triunfo), 2010
Fotografia, impressão sobre MDF
100 x 140 cm

O trabalho da artista é um exercício de sarcasmo sobre a arte e o sistema que a envolve. A crítica, o mercado, a mídia especializada e o próprio artista são afrontados por suas obras com humor corrosivo.

Marcus André – Série Edificantes, 2019
Encaustica sobre tela
200 x 250 cm

Conheça mais sobre o processo de Marcus André

Marcus André – Série Edificantes, 2019
Encaustica sobre tela
200 x 250 cm

Conheça mais sobre o processo de Marcus André

Lígia Borba – Alguns de Nós, 2018
Medidas variáveis.
Argila branca, terracota e porcelana com vidrado e vidro fundido em alta temperatura.

No uso do pronome “nós”, o mais inclusivo de todos e na escolha de um antigo autorretrato busquei trazer o jogo entre a aparente oposição dos conceitos de individual e coletivo: o rosto em perfil inserido num espaço restrito, próprio para a reprodução, evoca pequenos selos ou moedas e confronta-se com uma sequência de esboços/miniaturas de uma multidão, onde todos se apresentam como únicos e sugerem uma linguagem monumental.

Ligia Borba – Conto Russo I – A Fuga, 2015
Cerâmica de alta temperatura, esmalte e vidro
Dimensões de cada relevo: 43 x 38 x 5 cm

O conto visual “A Fuga” foi concebido a partir de duas fotos publicadas no livro “A Fuga do Paraíso” do escritor Pável Bassínski, uma reconstrução da vida de Lev Tolstói pela perspectiva de seus últimos dez dias, quando foge de casa aos 82 anos.

Dois relevos em formato oval são interpretações de dois momentos da vida do casal e reproduzidos em variadas abordagens de técnicas cerâmicas, num total de doze.

Numa das fotos, tomada por sua esposa dois anos antes da morte do escritor, ele está de pé e de costas. Na outra, a esposa também de costas, acompanha os últimos momentos de vida de seu marido, olhando por uma janela, de fora para dentro.

Os doze objetos são dispostos linear e alternadamente como se a tragédia contada ficasse repetidamente fazendo o percurso entre aqueles dois momentos.

Glauco Menta – Sem Título, 2020
Acrílica sobre tela
80 x 120 cm

As pinturas de Glauco Menta nos remetem a organismos unicelulares com formas ameboides, mas também  trazem uma lembrança da arquitetura modernista de Niemeyer, que gostava de trabalhar com formas arredondadas e as curvas da natureza.

Glauco utiliza uma técnica de pintura lisa em que a tinta acrílica é diluída e passada camada por camada, sistematicamente, até cobrir cada parte da tela, como se fosse uma pintura industrial, pois não se percebe o registro pincelada.

Gilson Camargo – A ciclofaixa de lazer e a bicicletada, 2011
Fotografia, impressão pigmento mineral em papel algodão 310g
72 x 110 cm
Edição: 3/7

Em 23/10/2011 centenas de ciclistas protestaram contra o “Circuito Ciclofaixa de Lazer” inaugurado naquela ocasião pela pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O circuito com 4 quilômetros de extensão foi criado para oferecer, em determinados dias e horários, vias exclusivas para bicicletas em ruas centrais da capital paranaense, mas as faixas foram pintadas do lado esquerdo das vias, contrariando o que está previsto no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro. Em protesto, os manifestantes ignoraram a demarcação e circularam pelas pistas da direita, pedindo também o funcionamento de ciclofaixas durante todos os dias da semana.

Fernando Cardoso – Sem Título, 2021
Óleo sobre tela
150 x 100 cm

YouTube: Ybakatu visita ateliê Fernando Cardoso

Fernando Cardoso – Sem Título, 2021
Óleo sobre tela
100 x 120 cm

YouTube: Ybakatu visita ateliê Fernando Cardoso

Fernando Augusto – Paisagem Próxima, 2018
Carvão e giz pastel sobre papel.
300 x 110 cm (tríptico)

“Paisagens” é uma série criada a partir de viagens à Amazônia e incursões na Mata Atlântica. Utilizando carvão, pastel e às vezes tinta, em tons monocromáticos, o artista recria o ambiente fechado e úmido das florestas.

YouTube: artista falando sobre a série de desenhos “Paisagens”

Debora Santiago – Serie Entre Rios, 2007
Nanquim sobre papel
250 x 35 cm (05 módulos de 50 x 35 cm)

Claudio Alvarez – Tempo Paralelo, 2020
Aço inox
165 x 25 x 14 cm
Edição 3/3 + P.A.

*a obra precisa ser executada, prazo de 25 dias
YouTube: assista a obra em movimento. 
YouTube: conheça um pouco o ateliê do artista.

Claudio Alvarez – O peso do Espaço 2017
Aço inox, fórmica e lente
Edição 2/3
26 x 116 x 21 cm

*a obra precisa ser executada, prazo de 25 dias
YouTube: conheça um pouco o ateliê do artista

André Rigatti – Sem Título, 2020
Acrílica e aplicação em serigrafia sobre tela
180 x 110 cm

As pinturas de Rigatti apontam para uma ideia de esgotamento e de crise das imagens contemporâneas. Ordem e acaso, gestualidade e mecanicidade, espaço e corpo, paisagem e geometria, entre tantas outras operações, remetem diretamente a um desejo pela tensão.

Acesse vídeo do artista falando sobre sua pintura

André Rigatti – Sem Título, 2020
Acrílica e aplicação em serigrafia sobre tela
180 x 110 cm

As pinturas de Rigatti apontam para uma ideia de esgotamento e de crise das imagens contemporâneas. Ordem e acaso, gestualidade e mecanicidade, espaço e corpo, paisagem e geometria, entre tantas outras operações, remetem diretamente a um desejo pela tensão.

Acesse vídeo do artista falando sobre sua pintura