Máquinas pesadas | Exposição individual de João Loureiro
A exposição Máquinas Pesadas, terceira individual de João Loureiro em Curitiba, foi uma das últimas da Ybakatu no endereço da Rua Itupava, 414. A galeria fechou suas portas para reabrir em um novo espaço, e “Máquinas Pesadas” parte desse fato: a demolição do imóvel para uma incorporação imobiliária.
De 27 de novembro a 16 de dezembro de 2010.
João Loureiro – Máquinas pesadas, escavadeira com martelo hidráulico, 2010
Construção em curvim
Medidas variáveis
Dois trabalhos aparentados ocupam os dois principais espaços. Duas máquinas de demolição agigantadas, construídas em curvim a partir de esquematizações do desenho. Moles, vazias, as formas de uma escavadeira com martelo hidráulico e de um trator são estendidas pelo chão, permitindo somente a identificação de algumas partes, como a cabine, um motor, rodas ou esteiras.
João Loureiro – Máquinas pesadas, trator, 2010
Construção em curvim
Medidas variáveis
O visitante é levado a um esforço de recomposição daquelas formas, uma série de tentativas de compreensão que, porque os objetos estão desmantelados, não chegam a se cumprir. É possível ver que há uma lógica de construção, um sentido nas costuras e cortes, que não recuperará jamais um estado sólido que permita àquela forma uma atuação, um desempenho qualquer, como máquina ou como coisa.
O que prevalece é um sentimento de decepção frente a uma potência que não se cumpre, seja ela a demolição iminente daquele espaço, seja ela a autonomia das formas, sua capacidade discursiva. O comportamento do tecido, que se estende desconstruindo volumes e objeto, reitera o sentimento de frustração e elimina qualquer expectativa quanto à mudança de estado, qualquer instância projetiva de animação, qualquer reconstituição escultórica.
João Loureiro – Sem Título, 2010
Ecoline e nanquim sobre papel couché
21 x 29,7 cm
João Eduardo Loureiro, nascido em 1972, é Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP – em 2007 e Licenciado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – em 1995. Fez mostras individuais como “Blue Jeans”, no Projeto Octógono de Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado (São Paulo, 2009), “Reaparição”, no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2008) e “Passagem Secreta”, no Centro Universitário Maria Antônia (São Paulo, 2003). Participou das exposições MAM na OCA: Arte Brasileira no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, na OCA (São Paulo, 2006), Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2005) e 20 Artistas – 20 Anos, no Centro Cultural São Paulo (2002). Recebeu, em 2004, a Bolsa Vitae de Artes Visuais, com a qual realizou a exposição “Projeto para a Ocupação de uma Casa” e, em 2007, foi premiado no Edital Arte e Patrimônio – IPHAN/MINC/Petrobras, realizando a instalação permanente “JAZ”, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
https://ybakatu.com/joao-loureiro/
https://www.joaoloureiro.info/filter/pt
Fotos: Rafael Dabul