O Tcham – do Papa ao Pop | Desenhos digitais do Foca

O Tcham – do Papa ao Pop | Desenhos digitais do Foca

“Serie de pinturas e desenhos digitais que fiz em 1997 e expus na Galeria Ybakatu Espaço de Arte. Na época, ninguém tinha idéia do que era uma tablet…”

Quando o Foca me mostrou seus trabalhos, na televisão – onipresente e sintonizada no Cartoon Network – passava um desenho animado do Pernalonga. Depois passou outro, e outro, todos com essas cores muito vivas (tv a cabo é uma maravilha!), berrando.

Não é a toa. Misture Pernalonga, umas latas de salsicha, a Marilyn de Warhol, um pouquinho de Basquiat (exagero?), Francis Bacon, um poucão da literatura pornográfica, a bunda daquela loira Carla Perez do Tchan, uns quadrinhos de putaria, internet, violência urbana. Bata tudo no liquidificador e, veja só o que é a natureza, o resultado é esse trabalho maravilhoso e provocativo do Foca.

Então, será esse o recado: já que isso aqui tá o maior salamaleque, então vamos aproveitar a festa enquanto dura? Uma certa crítica, ou um certo ceticismo pós-pop-arte, pós-tudo? Não sei, mas, o trabalho do Foca me diverte e enche os olhos. São manifestações como essas que me dão otimismo para tirar dessa geléia geral alguma inspiração.

Marina Willer

“Agradeço ao Espaço de Arte Ybakatu pelo bom trabalho desenvolvido em Curitiba e também a essas pessoas tão valiosas: Fernanda Farah, Gilson Camargo pelo empurrão dado na hora certa, a toda a família Cruz, Marina, Paulo Koglin, Rodi e Reinaldo Camargo, Luiz Alberto Amorim (Bar 21), Temptation Discos, Rafael Valle, Silvio Pinto pela Wacon que tomei conta, a agência Área de Risco, e principalmente a Fabiano Stedile e Marcos Lozinski da Plottare por não deixarem que as máquinas estragassem a festa! Muito obrigado.

À memória de Raul Cruz, que me ensinou a desenhar bem cedo e nunca, nunca teve medo de nada.”

Luiz Alberto ‘Foca’ Cruz

De 08 a 30 de julho de 1997

Segunda à Sexta
Das 10h as 12h e das 13h30 as 17h

+55 41 3264-4752

R. Francisco Rocha, 62, Batel, Curitiba | PR