T20 Satélite | Exposição coletiva

T20 Satélite | Exposição coletiva

T20 Satélite é um conceito de espaço itinerante e temporário, uma forma de levar a galeria sediada em Murcia, na Espanha, a diferentes cidades do mundo, renovando seus modelos expositivos e expandindo os limites físicos de seu espaço habitual. Nos últimos anos levamos a Galeria T20 para Londres e, pela primeira vez apresentamos este conceito de galeria satélite no Brasil, através da parceria com a Ybakatu, em Curitiba.

De 10 de dezembro de 2020 a 20 de fevereiro de 2021.

Quatro artistas espanhóis compõem esta mostra coletiva. Artistas com quatro linguagens diferentes que criam um diálogo comum baseado na arquitetura e na memória. A construção vista de diferentes formas é a base deste projeto de uma perspectiva crítica à vanguarda em que se gera e se desenvolve o trabalho de todos eles.

María Carbonell (Murcia 1980) experimenta texturas e materiais para nos contar sobre a relação entre indivíduo, paisagem e memória por meio de uma série de colagens em que questiona a realidade e seu significado, por meio de sobreposições de cores distantes e aleatórias.

Fod (Murcia 1974) parte de uma proposta de reivindicar a geometria, e reorienta a sua obra para um campo aberto em que as nuances pictóricas geram um ilusionismo através do qual abre um caminho de enorme intensidade também escultural.

Miguel Fructuoso (Murcia 1971) faz uma leitura hipercrítica da solenidade com que a arte se reveste em certas fases. Ele entende que esta fachada nada mais é do que uma rota de fuga ao vazio que se esconde por trás de grande parte da produção artística do século passado.

Sonia Navarro (Murcia 1975) trabalha em uma chave estética em que a superação dos esquemas formais das vanguardas históricas se apresenta como uma plataforma. Desse ponto de partida surge um imaginário em que a costura é o meio, e por sua vez, um fim reivindicativo.

Fotos: Gilson Camargo