Ybakatu visita ateliê

Ybakatu visita ateliê

A websérie “Ybakatu visita ateliê” busca aproximar os artistas e suas produções do público, abrindo possibilidades de diálogos e interações, compartilhando um pouco seus espaços, rotinas e experiências, em vídeos produzidos pelos artistas em seus ateliês..

Começamos com a artista Ligia Borba, ela é de Brusque/SC e mora em Curitiba desde 1971.

Lígia propõe grupos escultóricos que tem em comum o procedimento de reprodução de objetos em técnicas cerâmicas variadas por meio de moldes onde cada cópia é feita de maneira a apresentar algum grau de diferença, demonstrando assim um desenvolvimento em narrativa literária temporal.

Mais informações sobre a artista:
https://ybakatu.com/ligia-borba/
https://ligiabborba.wixsite.com/artista/sobre

No episódio #2 trazemos o artista Washington Silvera, que vive e trabalha em Curitiba.

A obra de Silvera nos remete a um trecho de Júlio Cortázar, em Jogo da Amarelinha: “Quais coisas me parecem estranhas. As mais triviais. Sobretudo os objetos inanimados. Que me parece estranho neles? Algo que não conheço. Mas é justamente isso! De que diabo tirei esta noção de “algo”? Sinto que está aí, que existe. Produz em mim um efeito, como se quisesse falar.”

Assim são os objetos de Washington Silvera, produzem um efeito, como se quisessem falar. Contam histórias através da sua representação. São fábulas deles mesmos.

Mais informações sobre o artista:
https://ybakatu.com/washington-silvera/
https://washingtonsilvera.carbonmade.com/

O episódio #3 trouxe o artista Glauco Menta, que está com a exposição “Taxonomia” aberta na Ybakatu.

“Outra característica típica da pesquisa estética do artista é o rigor com a forma. As pinturas continuam sendo feitas com inúmeras demãos, umas sobre as outras, de modo a desaparecessem as transparências possíveis do suporte. A escolha foi pelo acrílico. Já as formas cerâmicas (em que predominam geralmente um só tom), levaram meses para serem feitas. O processo lento e rigoroso (com muitas perdas pelo caminho, dada à singularidade do fazer cerâmico) permitirá ao visitante a verificação dos limites entre pintura e escultura do artista, que começou seus trabalhos nos anos 1980, em Curitiba”. (trecho do texto de Benedito Costa, escrito para a exposição Taxonomia, 2020)

Mais informações sobre o artista:
https://ybakatu.com/taxonomia-exposicao-individual-de-glauco-menta/
https://ybakatu.com/glauco-menta/

O episódio #4 retrata o artista Claudio Alvarez, que vive e trabalha na região de Curitiba.

Artista pesquisador do movimento e da percepção, Claudio Alvarez propõe desafios ao olhar, construídos como mecanismos em que aquilo que vemos entra em contradição com aquilo que sabemos. Ilusões de ótica, jogos de espelho e iluminação, objetos móveis e formas dinâmicas são elementos que formam seu amplo repertório de jogos visuais. Alvarez desenvolve construções que ativam uma percepção que alia análise e fascínio, raciocínio e ilusão – dois modos fundamentais da relação humana com o mundo.

Mais informações sobre o artista:
https://ybakatu.com/claudio-alvarez/
http://claudioalvarezarte.blogspot.com/

No episódio #5 trazemos o artista Fernando Augusto dos Santos Neto, que vive e trabalha em Vitória/ES.

Pintor, desenhista, fotógrafo, trabalha o desenho como uma maneira de pensar a pintura, a fotografia, o espaço e o próprio desenho. É a partir do desenho que constrói toda sua obra. O artista trabalha buscando lançar luz sobre cotidiano pessoal, as relações interpessoais, a cultura, a tradição artística e cenas da vida brasileira. Ao lado do desenho ele se utiliza também da fotografia e da literatura, interferindo em livros diversos, catálogos de exposições de arte e criando livros de artistas.

Graduado em Artes Plásticas – Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG; doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela L´Université Paris I – Sorbonne, França.

Produziu diversas exposições, participou de feiras de arte nacionais e internacionais, e possui obras em coleções públicas e privadas.

Mais informações sobre o artista:
https://ybakatu.com/fernando-augusto/
@fernandoaugustoneto

A série “Ybakatu visita ateliê” é uma maneira de aproximarmos nossos artistas e suas produções do público, abrindo…

Publicado por Ybakatu em Quarta-feira, 17 de junho de 2020

A série “Ybakatu visita ateliê” é uma maneira de aproximarmos nossos artistas e suas produções do público, abrindo…

Publicado por Ybakatu em Terça-feira, 23 de junho de 2020

A série “Ybakatu visita ateliê” é uma maneira de aproximarmos nossos artistas e suas produções do público, abrindo…

Publicado por Ybakatu em Quarta-feira, 1 de julho de 2020

Segunda à Sexta
Das 10h as 12h e das 13h30 as 17h

+55 41 3264-4752

R. Francisco Rocha, 62, Batel, Curitiba | PR